Merenda de qualidade em Uruçuca também valoriza a produção da própria cidade

Produção da própria cidade usada na merenda escolar
Ascom

 

Em Uruçuca, no sul da Bahia, as escolas municipais são mantidas pelos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), beneficiando cerca de 90 produtores e também média de 6 mil estudantes que recebem um alimento fresquinho e de qualidade.

O município oferece merenda nas escolas e também na Casa de Apoio ao Estudante, na qual os alunos chegam da zona rural e são recebidos com uma alimentação de qualidade com produtos selecionados como abacate, abacaxi, banana da prata, farinha de mandioca, mamão, tomate, banana da terra e outros produtos. O resultado desse trabalho foi reconhecido durante varias visitas da prefeita Fernanda Silva, acompanhada do secretário de educação do município, Fabrício Santos, que considera a merenda escolar de Uruçuca de ótima qualidade.

Segundo a gerente da merendeira escolar, Joani Lopes, a refeição escolar do município tem recebido um carinho especial de todos os funcionários e as cozinheiras recebem treinamento e são acompanhadas pela nutricionista Solange Costa que elaborou  o cardápio após uma avaliação nutricional dos alunos.

O Diretor de Agricultura de Uruçuca, Gabriel Chaves informou que as frutas, legumes e verduras servidas na refeição são fornecidos por agricultores da zona rural. Muitos são pequenos agricultores que acreditavam muito na produção do cacau e que agora são orientados a diversificar suas plantações para que possam fornecer os alimentos para as escolas e hoje precisam aumentar a sua produção.

Gabriel Chaves também lembrou que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi bloqueado por falta de prestação de contas da última gestão.